domingo, 13 de março de 2011

QUAL É MESMO A DIFERENÇA???



PSICÓLOGO, PSIQUIATRA OU PSICANALISTA?
Muitas pessoas ainda não sabem ao certo a diferença entre essas três profissões que embora tenham o mesmo objeto de estudo “a mente e os comportamentos humanos” também apresentam algumas diferenças básicas tanto em termos teóricos quanto em suas práticas terapêuticas. Então veja só:
O(A) psiquiatra é um(a) médico(a) que após ter concluído sua formação em medicina, optou por especializar-se em psiquiatria, que consiste em aproximadamente mais 3 anos de estudos exclusivamente no campo das psicopatologias (doenças da mente) e no tratamento destas através do uso de medicamentos específicos (psicofarmacos).
O(A)  psicólogo(a) é aquele profissional que tem formação superior em Psicologia, ciência que estuda desde o século XX os processos mentais (sentimentos, pensamentos, reações emocionais) e o comportamento humano como um todo. O curso tem duração de 4 anos para o bacharelado e licenciatura e 5 anos para obtenção do título de psicólogo. Apenas este profissional é legalmente habilitado a realizar psicodiagnóstico por meio da aplicação de testes psicológicos, e embora não prescreva medicamentos, cuida de pessoas em sofrimento mental através de psicoterapia individual ou em grupo. Estes métodos lhe permite atuar em diferentes áreas como a Psicologia Clínica, Escolar, Social, do trabalho/organizacional, entre outras. O símbolo adotado pela Psicologia vem da vigésima terceira letra do alfabeto grego (Ψ= psi) que ao ser acompanhado do sufixo “que” (em português) – PSYCHE  ganha o seguinte significado: “Alma” (personificação da alma, de acordo com mitologia grega). Deste modo, ao acrescentar o termo “logos” que significa “razão ou estudo de...” temos:  PsicoLogia = estudo da alma ou da mente.

Por fim, o(a) psicanalista é um(a) estudioso(a) da(s) teoria(s) psicanalista(s) dentre as quais a Psicanálise Freudiana é mais conhecida, tendo Sigmmund Freud como pai/fundador ao ter descoberto a parte Inconsciente da mente humana. Até os dias de hoje ainda não existem cursos superiores (ou de graduação) em Psicanálise é como se o método ainda não fosse de ordem puramente cientifica (aos moldes tradicionais) como são os métodos da Psicologia e da medicina psiquiátrica. Apesar disso, segundo instituições formadoras, mesmo não sendo necessariamente, nem médico nem psicólogo, o psicanalista atua com finalidades terapêuticas interpretando os conteúdos inconscientes manifestados através da fala, ações e produções imaginárias da pessoa, este é o chamado método da Associação Livre que por meio de trabalho de Analise resulta em um processo auto-conhecimento.
Vale salientar que esta separação teórico-metodológica tem fins puramente didáticos e nenhuma das 3 profissões pode ser tida como mais importante do que a outra, haja vista que quanto mais éticos e interligados forem essas diferentes formas de conhecimentos, melhor assitido/cuidado será o sujeito em sofrimento mental.
Por Lucynara A. dos Santos – Psicóloga Clínica-generalista. Tenente Ananias RN
 
para referir:
SANTOS, Francisca Lucynara A.
PSICÓLOGO, PSIQUIATRA OU PSICANALISTA? - in. Internet, disponível em http://psicologiamor.blogspot.com, postado em Março de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim...