domingo, 27 de janeiro de 2013

PRECARIEDADE DE SERVIÇOS A USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS NO RN

COMO NÃO SE PREOCUPAR E TB REVOLTAR-SE COM A FALTA DE PLANEJAMENTO E AÇÕES LIGADAS A QUESTÃO DE DROGAS, , vejam essa reportagem a situação do RN:


"Rede de Caps tem 11,2% do que preconiza o MS
Publicação: 25 de Janeiro de 2013 às 00:00

O Rio Grande do Norte continua distante de oferecer uma rede eficiente de assistência e tratamento a viciados em drogas. No Estado, o único hospital responsável pela desintoxicação de dependentes, o João Machado, tem apenas 16 leitos de internação, todos ocupados. Em outra frente de atendimento, administrada pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), o trabalho também é limitado: a rede de Caps instalada no RN equivale a apenas 11,2% do que preconiza o Ministério da Saúde. São sete unidades espalhadas pelo Estado, quando o mínimo estabelecido pelo MS é de um Centro a cada 50 mil habitantes, ou seja, considerando a população potiguar (de 3.168.027, segundo Censo 2010/IBGE) seriam necessários, pelo menos, mais 56 Caps para cobrir o território potiguar.
Emanuel Amaral
Em média, 200 atendimentos mensais são realizados em cada Caps

"Nossa situação é muito precária, principalmente quando observamos a necessidade da população", disse o coordenador da Saúde Mental do RN, Adriano Araújo. Segundo ele, cerca de 200 atendimentos são realizados por mês em cada Caps - entre palestras, consultas e liberação de medicamento - , o que sobrecarrega as unidades e exclui outras pessoas em situação vulnerável. 

Para combater essa deficiência, o coordenador conta que está divulgando a informação, junto aos prefeitos, sobre a necessidade de solicitarem, ao Governo Federal, os recursos necessários para implantação dos centros em suas cidades. "O dinheiro é federal, mas a gerência é do município, por isso tem de haver interesse dos gestores", disse ele. Macaíba, Mossoró, Macau, Parnamirim e Nova Cruz possuem, cada uma, um Caps. Em Natal funcionam duas unidades. A próxima cidade a ganhar um centro de recuperação é Caicó, com previsão de início dos trabalhos já no segundo semestre. 

Até o fechamento dessa reportagem, não conseguimos ter acesso às informações sobre o funcionamento dos Centros. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal não liberou o acesso aos Caps da capital, situados na zona leste e na zona norte. No Hospital Dr. João Machado, a alta demanda impede que um paciente permaneça internado por mais de 15 dias, período abaixo do qual um tratamento de desintoxicação pode ser comprometido. 

Na rede privada, o quadro é melhor, mas longe do ideal. O Estado conta hoje com 38 comunidades terapêuticas, onde vivem cerca de 700 dependentes. Para o presidente da Federação das Comunidades Terapêuticas do RN, Marcone Pereira, o trabalho tem avançado, embora com muita dificuldade. Marcone acrescenta, porém, que o Governo tem se mostrado interessado em contribuir, prometendo, inclusive, o repasse de verbas para as instituições. 

RN pede inclusão em programa de combate ao crack

Segundo o presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), Magnus Barreto, o governo estadual solicitou a participação no programa nacional "Crack, é possível vencer", que fortalece, através do envio de recursos federais, as ações para aumentar as campanhas de prevenção, a oferta de tratamento de saúde aos usuários drogas e enfrentamento das organizações criminosas. "Quando a nossa solicitação for atendida, teremos noção da quantia a ser utilizada, e dos projetos a serem viabilizados". 

Magnus acredita que só uma integração entre poder público, iniciativa privada e outras instituições (como o Rotary Club e Escoteiros) poderá concorrer para solução do problema. O Estado, segundo ele, precisa atuar em quatro frentes: a prevenção, uma repressão mais rigorosa, o tratamento e a reinserção do dependente na sociedade. "Se não seguir esses passos, dificilmente o indivíduo será recuperado", completou. 

Dependente de crack, Ecleiton Farias, 31 anos. tenta o tratamento pela segunda vez. A saída que ele encontrou foi procurar o projeto RNVida, do Conem. Ao chegar na sede do programa, em Natal, ele foi avaliado por um assistente social e por um psicólogo, procedimento que é oferecido a todos os dependentes que procuram o programa. "Dependendo do caso, direcionamos, em seguida, o paciente para um comunidade terapêutica ou para o Hospital João Machado, quando há vagas", explica uma representante do RNVIDA. 

Ecleiton espera que, dessa vez, consiga superar o vício, que o atormenta há mais de 5 anos. "Experimentei incentivado pelas más companhias. Mas agora vou me distanciar delas e esperar pelo melhor", disse. Segundo dados do Ministério da Saúde, 0,7% da população brasileira é viciada em algum tipo de droga ilegal. Levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios em 4.430 das 5.565 cidades brasileiras mostrou que o crack é consumido em 91% delas. No Rio Grande do Norte, dos 121 municípios pesquisados foi constatado a incidência do crack em 108. 

Quando o assunto é Segurança Pública, o grande vilão da polícia tem sido o tráfico de drogas com ramificações em todo o RN. De acordo com dados das Polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal, mais de 3.071 kilos de drogas foram apreendidos em 2012 no Estado, entre maconha, cocaína e crack. 

Serviços

Natal - Caps
- Caps zona leste
Rua Monsenhor Severiano, 443 - Petrópolis
59020-080 Natal - RN (84) 3232-8565

Capsadii@ig.com.br
- Caps zona norte
Av. Paulistano, 2109 - Potengi - Conjunto Panatis I - Zona Norte
59020-080 Natal - RN (84) 3232-8232 3232-8233

Para informações sobre os outros Caps, ligue para: (84) 3232-8513

Ceará-Mirim - Unidade 

Nova Canaã
Sítio Mangabeira, Zona Rural, Ceará-Mirim-RN. (84) 8872-4786/8801-8426"


Lucynara Santos PSICÓLOGA-CRP17/1559 e-mail/contato: ynaralu@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim...