sábado, 25 de agosto de 2012

Homenagem a todos os psicoterapeutas!



EU PSICOTERAPEUTA, EU APRENDIZ...

Empresto-te os meus ouvidos e você nem percebe que isso é somente para que você escute a si mesmo (a)...
Com isso eu aprendo que o mais importante não é o que falo, mas àquilo que escuto, a maneira como ouço e compreendo as coisas, as pessoas, os fatos e os sentimentos!
Às vezes te empresto também a minha voz, não apenas para quebrar o silêncio, pois este é às vezes o nosso melhor aliado, mas para te mostrar o quanto é valioso a auto-expressão, ainda que isso não ocorra pela boca, pois o nosso corpo também pode falar...
Percebo que nem sempre eu tenho as respostas certas ou as verdades que você tanto busca. Então descubro que novamente devo visitar o silêncio e que é preciso simplicidade para não tornar a vida ainda mais complexa!
Quando nos encontramos tomo emprestada a mim mesma, todas as técnicas e métodos que um dia me foram ensinados para ajudar alguém...
Com isso logo me frustro também, pois percebo que para entender e ajudar o outro eu preciso primeiro encontrar sua alma!
Nesse encontro de almas eu suponho, que talvez agora eu possa realmente representar tudo para você...
Com isso eu mesma acabo esquecendo que ninguém deve depender emocionalmente de ninguém, pois para crescer é preciso sentir-se livre! É claro que ao caminhar junto a você, passo a ocupar um lugar especial na sua vida, mas é preciso coragem para despedir-se com amor!
Não raro, essa despedida não acontece de forma tão natural, pois despedir-se trás sempre um pouco de nostalgia, medos e dor...
Com isso eu aprendo que ainda preciso emprestar-te um pouco mais da minha coragem para enfrentares os teus medos e tuas fantasias ao ter que seguir sozinho. Feito isso, eu começo a acreditar que já ensinei tudo que você deveria saber sobre a vida e as relações humanas!
A partir daí a minha vaidade entra em cena, e corro sérios riscos de ver-te como um troféu, como minha própria conquista e construção...
Com isso eu preciso acima de tudo olhar, escutar e falar para mim mesma que na vida o que realmente vale a pena não é o que fazemos pelo outro, mas o quanto foi possível fazer por nós mesmos através desse outro! Tudo isso porque é no encontro e na troca plena que a vida acontece... E se hoje sou bom psicoterapeuta agradeço a você cliente, por ter permitido que eu caminhasse junto a você!
Ah, e para saber quando uma relação acaba bem? Basta perceber que voltamos a gostar de si mesmo(s), e já não esperamos tanto do outro para seguir adiante...

27 de Agosto – DIA DOS (AS) PSICÓLOGO(AS)!

Para referir:

SANTOS, Francisca Lucynara A. EU PSICOTERAPEUTA, EU APRENDIZ - in. Internet, disponível em http://psicologiamor.blogspot.com/, postado em 25 de Agosto de 2012.



Lucynara Santos PSICÓLOGA-CRP17/1559 e-mail/contato: ynaralu@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim...