Estudo sobre a depressão constata que brasileiros não fazem tratamento
Dos 18 países que participaram da pesquisa, o Brasil é o que mais tem pessoas com depressão. Setenta por cento dos mais de cinco mil entrevistados tem a chamada "doença da alma". Monalisa Perrone São Paulo, SP
"Um dos estudos mais completos já feitos sobre a depressão no mundo constatou que muitos brasileiros que têm a doença não se tratam corretamente. Alguns nem sabem que têm depressão.
Dos 18 países que participaram da pesquisa, o Brasil é o que mais tem pessoas com depressão. Setenta por cento dos mais de cinco mil entrevistados tem a chamada "doença da alma".
“Eu não sei onde está a alma, se ela existe ou não existe, mas era lá que doía”, conta Bernadete Araújo, engenheira.
A doença tem muitas caras, por isso é fundamental saber reconhecê-las. Quanto antes isso acontecer, menores serão as perdas e o sofrimento.
A doença tem muitas caras, por isso é fundamental saber reconhecê-las. Quanto antes isso acontecer, menores serão as perdas e o sofrimento.
A cidade de São Paulo representou o Brasil na pesquisa. Só 37% dos depressivos graves recebem algum tipo de tratamento.
A maioria nem sabia que estava doente, por isso é muito importante ficar atento aos sintomas.
A maioria nem sabia que estava doente, por isso é muito importante ficar atento aos sintomas.
A pesquisa listou os nove principais: alteração de apetite, alteração do sono, desinteresse geral, desinteresse sexual, dificuldade de concentração, baixa autoestima, pensamentos relacionados à morte, ansiedade com movimentos repetitivos e paralisia geral.
Para a Organização Mundial de Saúde, ter cinco desses sintomas é depressão grave. “Os quadros que não são tão dramáticos, em que as pessoas estão incapacitadas e não conseguem mais trabalhar, as vezes não são reconhecidos pelos profissionais que estão na linha de frente. Muitas vezes não é o psiquiatra”, afirma Laura Andrade, coordenador núcleo epidemiologia Instituto Psiquiatria USP."
Ao ler essa reportagem, me assustei não com o percentual de brasileiros acometidos por depressão, porque infelizmente isto é fato, basta olhar e conversar um pouco mais com nossos vizinhos, alguns parentes e amigos (...). Sei que muito já avançamos na luta contra as doenças mentais, porém falta muito(...) Há quem diga que faltam profissionais capacitados, mas particularmente acho que faltam pessoas apaixonados pela causa, falta recursos financeiros sim, mas sobra comodismo e descaso com este problema que não é "simplismente" um pessímo dado de saúde pública, mas também um grande desafio para toda a sociedade que muitas vezes nem mesmo diante de dados e reportagens assim fazem alguma coisa no sentido de cobrar dos governantes os devidos cuidados e serviços em saúde, educação, assitencia social, segurança... e etc. ACORDA MEU POVO! Doença mental NÃO tem cara, hoje é o filho de fulano, amanhã pode ser o seu, o meu, os nossos filhos, amigos... (Lucynara - Psicóloga)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para mim...