sexta-feira, 18 de maio de 2012

DIA 18 DE MAIO - DIA NACIONAL DE DUAS GRANDES CAUSAS/LUTAS!


Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes completa 12 anos

 O dia 18 de maio é a data em que se comemora a publicação da Lei nº 9970/2000, que institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A lei foi publicada em razão do assassinato da menina Araceli Cabrera Sanches Crespo, em Vitória (ES), no dia 18 de maio de 1973. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, desfigurado e com marcas de abuso sexual.
Todos os anos, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) destaca a importância de lembrar a data como forma de mobilizar a categoria e também a sociedade. Sandra Amorim, conselheira do CFP, aponta que a defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes tem sido debatida em vários campos políticos, o que demonstra interesse de instâncias governamentais e não governamentais em combaterem a violência sexual contra crianças e adolescentes. “O assunto vem sendo discutido em várias áreas, como Saúde, Educação, Assistência Social e isso promove um avanço na luta contra violência sexual de crianças e adolescentes”, completa.
Para a conselheira, apesar dos 39 anos do assassinato da menina Araceli e os 12 anos de existência da lei, ainda há muito a ser discutido. “Sem dúvidas temos muito a caminhar, mas indiscutivelmente conquistamos avançamos no campo das políticas públicas, a partir do ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente]”.
A data mobiliza grande parte da sociedade, além de servir como alerta e comprometimento para reduzir casos como o da menina Araceli e de várias outras crianças e adolescentes do Brasil. Para Sandra Amorim, quando a sociedade finge que não vê algo acontecendo, fica mais difícil minimizar a violência.

18 de maio: Dia Nacional de Luta Antimanicomial

No II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP, profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizaram o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios. Nascia ali naquela manifestação o Movimento Antimanicomial e instituiu-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
O Conselho Federal de Psicologia defende a Política Nacional de Saúde Mental amparada pela Lei nº 10.216 que garante o acesso aos usuários com transtornos mentais aos serviços disponíveis na rede pública de saúde mental. E se posiciona contra a decisão do governo em adotar as comunidades terapêuticas como principal instrumento de tratamento aos usuários de álcool e outras drogas, por entender que se trata da volta dos manicômios.
Para o CFP, é necessário reafirmar os valores e princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira no que diz respeito aos ideais de ampliação da esfera pública e de transformação social que motivaram essa importante conquista da sociedade brasileira.
A conselheira do CFP, Heloíza Massanaro, deixa claro que a luta é contínua. “Comemoramos o 18 de maio em luta porque já conseguimos, sem dúvida, mudar os rumos do atendimento da pessoa com transtorno mental e da pessoa com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, mas precisamos garantir a todos o acesso a essa política. Temos muito o que comemorar, mas continuamos na luta”, conclui a conselheira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim...