segunda-feira, 10 de outubro de 2011

História da Meditação


"A meditação chegou ao ocidente como mais um componente das atrações exóticas do oriente.
......É uma prática milenar. Alguns especialistas apontam que o homem pré-histórico atingia estados meditativos ao fixar o olhar no fogo. Os relatos mais antigos e bem documentados vêm da civilização védica que viveu cerca de cinco mil anos antes de Cristo, na região onde fica a Índia. Gurus ou mestres espirituais a praticavam e ensinavam com o objetivo de ajudar o indivíduo a atingir o autoconhecimento.
Com as mudanças culturais provocadas pela invasão dos outros povos, o método ganhou formas diversas de aplicação e vem sendo aprimorado ainda hoje com o desenvolvimento de novas técnicas e, sobretudo, pelo interesse que ganhou da ciência.
......A meditação estava associada a religiões e filosofias, no entanto, com o desenvolvimento tecnológico e os novos conhecimentos do funcionamento do cérebro, pudemos comprovar os efeitos da meditação mediante o rigor da ciência.
......Muitos estudos foram e estão sendo realizados por diversas áreas científicas demonstrando a eficiência da meditação contra um leque cada vez maior de doenças, transformando-a em um dos mais respeitados recursos terapêuticos, acessível e sem efeitos colaterais.
......Isso quer dizer que a meditação foi despida de qualquer caráter misterioso, mostrando-se um recurso possível a todos e de fato capaz de promover mudanças fisiológicas importantes no corpo e mente.
......O segredo que possibilita efeitos dessa magnitude em diversos tipos de patologias é o fato de a meditação ensinar o indivíduo a viver no aqui e agora sem antecipar medos e sofrimentos (ansiedade), proporcionando momentos de grande relaxamento facilitador da cura. O controle da tensão implica mudanças importantes e benéficas na química cerebral, levando o indivíduo a uma melhor qualidade de vida.

O maior benefício que se pode alcançar com a meditação é o autoconhecimento e o desenvolvimento do nível da consciência.
Nada tem mais valor do que isso.
......Entretanto muitos são os acréscimos que a prática fornece.
......A medicina já aponta em seus diversos campos de atuação que a prática da meditação pode trazer vantagens de valor inestimável para a cura ou, no mínimo, na manutenção de uma qualidade de vida elevada durante um tratamento.
......Benefícios medicinais:

......Cérebro:
......Pessoas que meditam há bastante tempo apresentam maior volume da massa cinzenta no córtex orbitofrontal, associado ao raciocínio, e no hipocampo e tálamo, vinculados ao processamento das emoções, o que explica porque os praticantes alcançam níveis mais altos de concentração e lidam melhor com os sentimentos.
......A memória visual se refina, fazendo da meditação uma ferramenta no tratamento de doenças relacionadas à perda de memória: Alzheimer

......Distúrbios Psiquiátricos:
......A prática da meditação mostrou-se eficaz no tratamento a longo prazo da depressão. Ela ajuda a evitar recaídas e melhora a qualidade de vida.
......Meditar reduz sensivelmente o stress e a ansiedade.
......A meditação é um recurso eficaz no tratamento do transtorno de hiperatividade e déficit de atenção.
......Seu uso regular combate a insônia.
......Há indicativo de eficácia no tratamento de mulheres com distúrbios alimentares: bulimia, anorexia e compulsão por comida.
......Ajuda no combate à dependência de drogas.

......Músculos, tendões e articulações:
......Apenas 20 minutos de prática a cada três dias pode reduzir a dor nessas estruturas.
......Os benefícios são estendidos aos portadores de artrite reumatóide. A melhora da condição emocional dos doentes diminui, indiretamente, a inflamação.
......Coração:
......Pacientes com doença coronariana que meditam tem 48% menos chances de morrer de infarto.
......Equilíbrio da pressão arterial.
......Sistema imunológico:
......A meditação ajuda no fortalecimento do sistema de defesa do organismo como conseqüência da diminuição do stress que ela promove. Quanto menor a tensão, melhor a atuação do sistema imunológico.
......Envelhecimento:
......A ação na redução de processos inflamatórios, que são sabidamente associados ao envelhecimento precoce das células, provoca o adiamento do envelhecimento.
......Câncer:
......
Está provado que a meditação atenua significativamente os efeitos colaterais da quimioterapia.
......Ainda pode reduz a dor provocada pela doença.
......Também no campo da prevenção, a meditação mostra-se eficiente reduzindo o stress do dia-a-dia e, conseqüentemente, combatendo as enfermidades a ele atreladas.

......Benefícios na vida pessoal e profissional:
......Promove o autoconhecimento, aumenta a auto-estima, o poder de atenção e concentração, estimula a memória, desenvolve a criatividade e o equilíbrio emocional. Melhora as relações interpessoais e possibilita viver com mais alegria e leveza na rotina diária.
É grande a profusão de pesquisas que apontam os
resultados benéficos da meditação:
......Após compararem o cérebro de 22 meditadores com 22 pessoas que nunca meditaram, descobriu-se que os praticantes possuem algumas estruturas cerebrais maiores do que as dos não praticantes, especificamente o hipocampo, tálamo e córtex orbitofrontal. As duas primeiras estão envolvidas no processamento das emoções, e a terceira região no raciocínio.
......Estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos EUA, e publicado na revista científica “NeuroImage”.
...
......Pesquisadores constataram que a prática melhora significativamente a memória visual o que transforma a técnica em um potencial instrumento para complementar o tratamento de doenças que prejudiquem a memória, como o mal de Alzheimer.
......Estudo realizado na Universidade George Mason, publicado na “Psychological Science”.
...
......No Instituto do Cérebro do Hospital Albert Einstein, aqui no Brasil, foram fotografados cérebros de 100 voluntários pela técnica da ressonância magnética, antes e depois de um retiro de uma semana para práticas diárias de meditação. Observou-se na análise da primeira amostra que as áreas ligadas à atenção como o córtex pré-frontal e o cíngulo anterior ficaram mais ativadas após o treinamento. As regiões cerebrais eram observadas enquanto os voluntários realizavam testes para medir o quanto estavam atentos. Houve um número maior de acertos e mais velocidade nas respostas após a meditação.
...
......Um estudo feito na Universidade de Brasília na área da oncologia constata que a meditação reduziu os efeitos colaterais da quimioterapia, como náuseas, vômitos, insônia e inapetência.
...
......Na área das doenças mentais, uma pesquisa feita na universidade de Exeter, na Inglaterra, demonstrou que a meditação é uma opção para auxiliar no controle da depressão, enquanto que nos EUA, Universidade George Washington, provou-se que a técnica é uma grande aliada no tratamento de crianças com transtorno de hiperatividade e déficit de atenção. Há ainda evidências de benefícios na luta contra transtornos alimentares como bulimia e dependência de drogas: conclui-se que a meditação relaxa os dependentes e os torna mais fortes para resistir à vontade de consumir drogas.
...
......No auxílio contra a AIDS descobriu-se que ao combater a tensão, a meditação fortalece o sistema imunológico, pois sabemos que o stress é outro inimigo do nosso exercido de defesa que, associado aos efeitos do ataque do vírus HIV aos linfócitos CD-4 (célula que integra o sistema de defesa do corpo), leva um impacto mais grave da doença sobre o organismo, portanto, o combate do stress através da meditação contribui com uma importante melhora no estado do paciente.
......Detalhes desta pesquisa:
......Foram selecionadas 48 pessoas soropositivas, divididas em dois grupos: um meditou, o outro não. Após oito semanas, os que praticaram não apresentaram perda de CD-4, ao contrário dos outros participantes.
......Sem dúvida um dos fatores decorrentes da prática da meditação que levam à alteração do nosso estado de ânimo e cura é a mudança dos paradigmas estabelecidos em nossas vidas durante anos, tão enraizados que muitas vezes sequer nos damos conta de sua existência. Reconhecê-los é um grande passo para a transformação e isso só é possível através de um profundo mergulho dentro de nós mesmos.

...... Como dizia Fernando Pessoa:
......Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”

Fonte: http://www.upuniversosparalelos.com.br/10meditacao.html. Acesso em 10/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim...